Notícias CDL

“Amigo-Chocolate” movimenta mercado na Páscoa e atrai mais de 30 milhões de brasileiros

A tradicional brincadeira de troca de chocolates na Páscoa, conhecida como “amigo-chocolate”, tem ganhado força entre os brasileiros. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, cerca de 31% dos consumidores pretendem participar da atividade em 2025 — o que representa cerca de 31,5 milhões de pessoas envolvidas nas compras.

Entre os motivos apontados, destacam-se o gosto por eventos sociais (17%) e a busca por uma forma econômica de presentear (11%). No entanto, 63% dos entrevistados não devem participar, principalmente porque seus círculos de convivência não têm esse costume (28%) ou por desinteresse pessoal (22%).

A maioria dos participantes deve realizar a brincadeira com familiares (73%), seguida por amigos (43%) e colegas de trabalho (34%). Em média, os consumidores devem se envolver em até quatro brincadeiras, com um gasto estimado de R$ 58 por presente.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a brincadeira é uma alternativa econômica para celebrar a data, mas ele alerta: “É preciso cuidar para não ultrapassar o orçamento e comprometer o pagamento das contas do mês.”

A pesquisa ouviu 936 consumidores das 27 capitais brasileiras entre os dias 5 e 18 de março de 2025, com margem de erro de até 3,2 pontos percentuais no levantamento inicial. A segunda etapa da pesquisa considerou 600 pessoas com intenção de comprar na data, com margem de erro de 4,0 p.p. e intervalo de confiança de 95%.